Bióloga e Esteticista Facial
Membro Cidesco Internacional-Nº1243 desde 1993

E-mail:ameliafaf@uol.com.br

Telefone:(11)9486-4310
Estética, beleza e saúde. Sobre o que há de mais moderno e funcional na área de estética. Por que envelhecer bem, é um prazer...E se cuidar é um aprendizado gratificante.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Vitamina C tópica contra o envelhecimento e manchas



Vitamina C tópica


Antioxidante poderoso

O poder de proteção contra o envelhecimento da vitamina C é indiscutível. Segundo a dermatologista Mônica Aribi, de São Paulo, é o princípio ativo mais eficaz depois do ácido retinoico, sob o ponto de vista tópico. Ela combate os radicais livres e melhora as defesas da pele, pois fortalece a imunidade das células cutâneas. Além disso, tem ação hidratante e aumenta o tônus do rosto. "Esse conjunto de benefícios colabora para a cútis parecer mais jovem”, resume a médica. O efeito preventivo também é intenso. “Por ser um poderoso antioxidante, a aplicação regular da vitamina C tópica é muito útil para a prevenção do desgaste cutâneo em suas diversas formas”, conclui Maria Fernanda Gavazzoni. a substância estimula a síntese de colágeno, uma das fibras de sustentação da pele. “Apesar desse mecanismo não estar totalmente esclarecido, vários estudos associam o uso da vitamina C aplicada diretamente na pele com um aumento na produção local de colágeno", diz a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, chefe do ambulatório geral de dermatologia do Instituto Professor Azulay, da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. A médica explica que existem diversas enzimas relacionadas à produção de colágeno que necessitam da vitamina C para atuar em sua forma plena; "sendo assim, acredita-se que o uso tópico da substância possa influenciar positivamente a sua produção", explica. A vitamina C estimula a síntese de colágeno, uma das fibras de sustentação da pele. “Apesar desse mecanismo não estar totalmente esclarecido, vários estudos associam o uso da vitamina C aplicada diretamente na pele com um aumento na produção local de colágeno", diz a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, chefe do ambulatório geral de dermatologia do Instituto Professor Azulay, da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. A médica explica que existem diversas enzimas relacionadas à produção de colágeno que necessitam da vitamina C para atuar em sua forma plena; "sendo assim, acredita-se que o uso tópico da substância possa influenciar positivamente a sua produção", explica.

Efeito clareador

Maria Fernanda explica que, por inibir uma das etapas da fabricação de pigmento, o uso tópico da vitamina C promove um leve efeito clareador da pele, o que faz dela um bom coadjuvante nos tratamentos de clareamento, apesar da sua ação ser menor do que a da hidroquinona (comumente usada para clarear a pele), com a vantagem de não trazer os efeitos colaterais associados ao uso da substância mais poderosa. E o benefício parece ser consenso entre os médicos. “A vitamina C melhora a distribuição dos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação, e é uma boa alternativa para os pacientes que não toleram clareadores à base de hidroquinona”, reitera a dermatologista Mônica Aribi.

Manipulada ou industrializada
As duas versões podem ter formulações que protegem a integridade dos ativos, assim como uma embalagem segura. “No caso do manipulado, há opções de produtos que apresentam uma boa estabilidade como, por exemplo, o Ascorbosilane C, que é uma vitamina C associada ao silício orgânico que  possibilita que o ativo permeie as camadas da pele e tenha uma ação mais efetiva”, explica Mika. Sobre a eficácia, tanto um tipo quanto o outro, trata a pele. “Muitos cremes atuais vêm com a vitamina C microencapsulada, o que a protege da fácil degradação na sua forma simples. Temos bons cremes industrializados que conseguem conter o ativo até 20 %, o que é bastante eficaz para uso tópico”, destaca Mônica Aribi.
Seja qual for a versão, o ideal é seguir uma orientação médica. “O dermatologista sabe as marcas que contêm a molécula em sua melhor forma de absorção, assim como os produtos que, além da vitamina C, contém outros agentes antioxidantes que potencializam sua ação, como a vitamina E e o ácido ferúlico”, explica Maria Fernanda.
Extremamente frágil
A vitamina C é um ativo muito vulnerável, isto é, ao menor contato com o ar se oxida e tem suas propriedades alteradas, o que reduz sua eficácia. Por isso, a embalagem dos cosméticos que contêm o ativo faz toda a diferença. As mais indicadas são as que têm válvulas do tipo pump (de apertar, porque evitam o contato com o ar). Mas isso não significa que as outras não sejam seguras, pois há maneiras de preservar suas propriedades incluindo ingredientes na formulação.
Produtos Recomendados - os preços podem sofrer alteraçoes

Bio C Vitaminas e Hidratantes - Vitamina C 30 ml


A vitamina C é essencial para a saúde e beleza da pele. É por isso que a Bel Col desenvolveu um fluido de vitamina C, utilizando o ácido ascórbico, uma vitamina C estabilizada cuja ação é indiscutível. A vitamina C tem propriedades anti-oxidantes, clareadoras, auxilia na síntese do colágeno e é excelente no combate aos radicais livres, fatores estes que são indispensáveis para o rejuvenescimento da pele.

Princípios Ativos:
- Vitamina C Pura.

Indicação Bio C:
- Favorece a formação do colágeno; logo promova o rejuvenescimento;
- Inibe a sintese da melanina, logo é um clareador da pele;
- Possui poderosa ação anti-oxidante.

Como Usar:
- Distribuir algumas gotas com a ponta dos dedos por todo o rosto, pescoço e colo. Uso noturno.

Preço: De: R$ 198,57            Por: R$ 124,11                      Economize 37%


Tratamento Recomendado:

Efeito pele Nova, para Rejuvenescimento e Clareamento 
Observação: Leia mais sobre esse tratamento, aqui mesmo no blog. Tema, Peeling com Vitamina C


Bio-Nano C
Nano e microcápsulas esféricas de vitamina C: possui algumas vantagens sobre outros diversos derivados. O fato de ser encapsulada ocasiona vantagens quanto ao fato de não sofrer degradação em relação à luz/ calor, não interage com outros ativos, garante uma maior estabilidade possui uma ação mais efetiva na pele garantindo uma melhor penetração e eficácia. A liberação gradual é ao redor de 12horas, assegura um aumento da vida útil da vitamina C na pele e conseqüentemente possui uma ação prolongada. É um ativo cientificamente estudado e comprovado para o tratamento da pele. A apresentação em forma de esferas flexíveis de vitamina C que se deformam para atravessar os poros e se reconstituem após a permeação, garantindo uma pele mais jovem e saudável, atenuando rugas e linhas de expressão.


















                        Amelia Almeida - Esteticista especializada em tratamentos Faciais
                        5572-0519                                                              9.9486-4310

Nenhum comentário:

Postar um comentário